🚚 Portes grátis a partir de 40€ para Portugal 🚚

Viana do Castelo: um guia para descobrir a pérola do Minho

 Viana do Castelo é historicamente reconhecida pela sua relação com o mar e com a pesca, em especial com o bacalhau, tão intimamente ligado à gastronomia portuguesa. No fundo, isso está refletido nos seus modos de viver e na sua história.

Aqui come-se peixe de primeira (lá volta o bacalhau à baila), aprende-se a domar as ondas (a costa de Viana é palco de inúmeras atividades aquáticas), compram-se peças de autor (como, por exemplo, o Coração de Viana, uma obra de filigrana essencialmente feita em ouro; lenços, panos e toalhas de mesa, com padrões próprios e cheios de história), dorme-se em espaços embrenhados na natureza, em casas históricas recuperadas e até numa antiga fábrica de chocolate.

Além de tudo isto, ainda é uma cidade cheia de alegria e folia, conhecida pelas Festas da Senhora Agonia.

Com efeito, este artigo pretende ser um pequeno guia para descobrir a pérola do Minho. Dar a conhecer uma cidade maravilhosa que merece ser explorada e descoberta.

Viana do Castelo: quem gosta vem, quem ama fica!

Viana do Castelo é então um excelente destino para um passeio e melhor ainda para férias, mas infelizmente não costuma fazer parte da maioria dos roteiros turísticos.

Historicamente, a cidade era um centro de navegação, pesca e construção naval, e hoje a construção naval domina as movimentadas docas e estaleiros.

Dentro do seu centro histórico pode encontrar edifícios religiosos com marcas históricas, praças charmosas repletas de cafés e pequenas ruas comerciais que se estendem até as margens do Rio Lima.

Está situada numa região de extraordinária beleza natural; fica perto de praias imaculadas e rodeado por colinas cheias de floresta, e fica às margens do lento rio Lima. O alto da cidade é dominado pelo Santuário de Santa Luzia, uma igreja verdadeiramente cativante, de cuja cúpula se pode desfrutar de algumas das melhores vistas panorâmicas de Portugal.

Viana do Castelo é então um destino fascinante que exemplifica o melhor da região da Costa Verde e do Minho.

O destino ideal para as próximas férias

Por mais que Viana do Castelo possa não parecer a escolha óbvia para um destino de férias, é um local fantástico para descobrir. Além dos monumentos históricos e atividades diversas, Viana do Castelo possui uma vasta seleção de restaurantes, uma boa variedade de hotéis e um grande número de bares.

A cidade oferece as facilidades, serviços e animação noturna de uma grande cidade, mas sem o ruído de Lisboa ou do Porto.

Viana do Castelo é um destino que pode ser apreciado durante todo o ano, mas as abundantes chuvas de inverno fazem com que as visitas não sejam muito agradáveis. O clima melhora muito de abril até o final de outubro e pode ir à praia entre meados de maio e meados de setembro.

Sendo que o verão é a melhor altura para aproveitar as Festas da Senhora da Agonia.

Sugestões de onde ficar Viana do Castelo

Seja em Viana do Castelo (cidade) ou qualquer outra localidade costa minhota, a garantia de alojamentos com uma boa relação qualidade/preço é uma certeza.

Sugestões do que visitar em Viana do Castelo

Dois dos pontos turísticos a visitar obrigatoriamente são: o Santuário de Santa Luzia e o navio-hospital Gil Eannes.

O Navio-Hospital Gil Eannes foi construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo para apoio à frota pesqueira do bacalhau da Ilha de Terra Nova durante a década de 1950. Todo o navio pode ser explorado, desde a ponte até às salas de cirurgia e às profundezas dos motores. Uma atração turística fantástica para crianças e adultos.

Já o Santuário de Santa Luzia ergue-se no cimo do Monte de Santa Luzia, tornando-se visível de qualquer ponto da cidade. É uma igreja cheia de história e com muita tradição e devoção. Ainda no monte, é possível contemplar do seu miradouro maravilhosas vistas panorâmicas da região.

Para mais dicas, espreite o nosso artigo sobre as 10 paragens obrigatórias a visitar em Viana do Castelo.

Sugestões onde comer em Viana do Castelo

A gastronomia de Viana do Castelo é tipicamente minhota. Contudo, mistura o requinte e prazer dos sabores do Mar. Esta forte ligação trouxe para a cozinha alguns dos melhores pratos de peixe e marisco.

Algumas das sugestões são:

Informação: Doca das Marés A-10, Viana do Castelo. Tel. 258 847 900

Informação: EN 202, Rua de Santa Marta, 119, Portuzelo. Tel. 258 839 090

Informação: Rua de Viana, 118, Viana do Castelo. Tel. 258 822 410

Informação: Praça da Liberdade A2 A4, Viana do Castelo. Tel. 258 845 320

Para mais dicas, espreite o nosso artigo sobre os 7 restaurantes a manter debaixo de olho para provar o que melhor oferece Viana do Castelo à mesa.

Sugestões de Atividades ao Ar Livre em Viana do Castelo

Tendo em conta toda a costa de Viana do Castelo, os principais destaques desta região são mesmo as praias e atividades aquáticas. Ainda que existam inúmeros locais por descobrir nas montanhas circundantes, para realizar caminhadas ou desportos radicais.

No entanto, destacamos mesmo as atividades aquáticas.

Afife é uma das praias mais procuradas do Norte, pela grande extensão do areal e pelas condições para a prática de surf e bodyboard.

A praia do Cabedelo é apreciada pela proximidade da cidade e pelas atividades náuticas potenciadas pelo vento. Ideais para quem quer descobrir atividades como o kitesurf, stand up paddle, bicicletas, windsurf, vela, ioga na natureza e muito mais.

Produtos com tradição e história local!

Para último tópico, ficam os pontos tradicionais e culturais de Viana do Castelo. À cabeça, as Festas de Viana, onde se destacam então as Festas em honra da Senhora da Agonia que ocorrem em agosto.

Por outro lado, o comércio local também tem uma palavra a dizer. Desde a ourivesaria tradicional aos trajes vianenses, passando pelos produtos alusivos às origens minhotas (lenços, toalhas de mesa, bordados, etc), em Viana, encontra uma série de lojas locais que representam a essência da cidade.

Para quando uma visita a Viana do Castelo?

Com efeito, é no comércio que terminamos este mini-guia turístico. Agora só fica a faltar marcar na agenda e começar a planear a viagem.

Viana do Castelo espera por si!


Partilhar esta publicação