🚚 Portes grátis a partir de 50€ para Portugal 🚚

PAPAYA: de Viana do Castelo, para o mundo!

Sejam muito bem-vindos ao blog da PAPAYA.

Um canal que pretende chegar ainda mais perto dos vianenses e de todos aqueles que, tal como nós, deixam-se apaixonar pela magnífica cidade de Viana do Castelo.

Um blog que vai reavivar tradições e costumes vianenses. Um blog que vai ser um elo digital com a comunidade. E, um blog que vai ser a porta de entrada para todos aqueles que querem saber mais sobre a cidade e a região.

Para este primeiro artigo, decidimos apresentar a nossa marca. Contar um pouco da nossa história, raízes, motivações e, claro, para onde queremos levar a PAPAYA.

Preparados para esta viagem?

Da Avenida Rocha Páris, N.º 83, em Viana do Castelo, para o mundo!

A PAPAYA é uma marca com uma loja independente de artesanato local de Viana do Castelo, orgulhosa das suas raízes. Desde novembro de 2019, a representar a história da capital do Alto Minho em cada adereço e acessório, chegou a 2020, numa época em que tudo mudou, com o sentimento de incerteza devido ao cenário da pandemia da COVID-19.

Mas, essa incerteza rapidamente aguçou o engenho e tornou-se numa missão de ajudar a tornar a população a sentir-se ainda mais segura e otimista.

Dessa vontade de ajudar, nasceram então as PAPAYA Masks. Máscaras de proteção reutilizáveis que nascem do diálogo com os nossos clientes. Clientes que nos desafiaram e incentivaram a criar uma proteção a partir de uma das mais bonitas e famosas tradições de Viana do Castelo, o tecido tradicional e original dos lenços de Viana do Castelo.

Contudo, não as criámos sozinhos. Sabendo que Viana do Castelo foi um dos locais mais afetados pela pandemia e que deixou desativadas fábricas têxteis e pequenas empresas sustentadas pelo turismo, decidimos trazer para este projeto o trabalho e dedicação de artesãs locais que, até então, estavam em regime de lay-off ou desempregadas. 

 

Decidimos trabalhar com afinco e começar então a nossa caminhada comunitária e social. Em cada máscara, além de uma parte de nós, está também a história de uma artesã vianense. Por isso é que acreditamos neste projeto.

Esta missão nasce então do característico otimismo e resiliência minhota, do desejo de continuar a pôr Viana no mapa, de forma a elevar o orgulho da região.

Palavras que nos incentivam a trabalhar por algo bem maior!

Num contexto como este, sentimo-nos no dever de ajudar. Embora separados, estamos juntos. E é por isso que a PAPAYA está empenhada em ajudar a comunidade local e a pôr Viana do Castelo no mapa, uma das regiões mais afetadas pela pandemia, através da criação de postos de trabalho, como é o caso das nossas costureiras que têm posto em prática os seus conhecimentos para trazer a tradição dos lenços característicos de Viana para estampar os sorrisos dos portugueses através das nossas máscaras de proteção social”, diz Anabela Viana.

Ao longo dos últimos anos, a zona norte tem sido conhecida pelo têxtil, funcionando como HUB de grandes produções nacionais e internacionais em larga escala. O mundo parou e o Norte viu-se obrigado a parar também. Está na hora de repensarmos a produção e a forma como consumimos”, adianta Ricardo Viana.

Este é o espírito da equipa por detrás da PAPAYA. O diferencial que nos posiciona: queremos juntar gerações, num momento em que, embora separados, temos de estar todos juntos. 

Trabalhamos para espalhar a tradição minhota pelos portugueses, aliando-a à segurança, envolvendo naquilo que fazem as gerações mais antigas que conhecem os melhores processos de confeção e as gerações mais novas, conhecedoras das novas tecnologias.

Seja na criação ou na operação, o objetivo é claro: pequena, bairrista e otimista, dedicada à venda de produtos de artesanato local, a PAPAYA quer continuar a pôr Viana do Castelo no mapa.

“Somos um projeto cultural para por Viana no mapa”

Já referida neste nosso artigo, esta é então outra das nossas ideias principais. Sendo a nossa génese o artesanato local de Viana do Castelo, vinda desta inovação, utilizamos também o tradicional lenço de Viana em inovadores acessórios de moda, vestuário e decoração.

Entre os diversos artigos, disponibilizamos tote bags, camisas regionais, ponchos ou almofadas, com este material que tão bem representa a nossa região.

Esta aposta da PAPAYA em produtos diferenciados pretende mostrar ainda mais a arte das costureiras vianenses, a sua qualidade, enquanto valoriza a tradição. É, no fundo, mais uma forma de ajudar a economia local, apelar ao consumo e à produção responsável.

Dizem que as marcas são feitas por quem está por detrás delas. É exatamente nisso que acreditamos!

E é desta forma que terminamos este artigo. Prometemos 100% afinco para que este canal seja mais um braço nesta missão de colocar a região de Viana do Castelo no mapa.

Enquanto marca, prometemos, sempre, valorizar as tradições e costumes da nossa cidade!

Obrigado por tudo,
Equipa PAPAYA


Partilhar esta publicação